Momento Israel #19 - Evite Genealogias (Bible teaching in Portuguese)

By Pastor Steven L Anderson

Video

August 25, 2015

Olá, aqui é o Pastor Steven Anderson, da Faithful Word, Igreja Batista de Tempe, Arizona. Hoje eu quero falar sobre Tito 3:9, onde a Bíblia diz:

9 Mas não entres em questões loucas, genealogias e contendas, e nos debates acerca da lei; porque são coisas inúteis e vãs.

Agora, essa escritura aqui nos diz para EVITAR genealogias. Ora, hoje existem aqueles que querem que você acredite que os “Judeus” são o povo escolhido de Deus porque eles descendem de Abraão, Isaque e Jacó. Agora, o Novo Testamento claramente ensina que o povo escolhido de Deus são aqueles que creem no Senhor Jesus Cristo, não importando sua nacionalidade. Mas eles dizem “Não, não, não. Os JUDEUS são o povo escolhido de Deus porque eles descendem de Abraão, Isaque e Jacó.”

Ora, deixem-me lhes perguntar isso. Como sabemos em 2014 quem descende de Abraão, Isaque e Jacó, e quem não descende? Como podemos provar realmente que aqueles que se chamam “Judeus” hoje são verdadeiramente de Israel, e que nós, os restantes, não somos? A única maneira de provar isso realmente, seria usar uma genealogia. Assim, se importasse quem é um Judeu e quem é um gentio em 2014, então por que Deus nos diz no Novo Testamento para evitarmos genealogias? Não deve importar. Essa é a razão por que ele disse mais e mais vezes, “em Cristo não existe nem Judeu nem Gentio”, ele disse “não existe diferença entre o Judeu e o Grego”, porque se existisse uma diferença entre o Judeu e o Grego, nós precisaríamos de uma genealogia para sermos capazes de determinar quem é um Judeu e quem não é. Agora, se voltarmos ao Antigo Testamento, por exemplo, no livro de Neemias, nós encontraremos genealogias sendo importante. Diz no versículo número 64, “Estes buscaram o seu registro...” Isso é Neemias 8:64, desculpa, 7:64,

“Estes buscaram o seu registro nos livros genealógicos, porém não se achou; então, como imundos, foram excluídos do sacerdócio.” - Neemias 7:64

Assim, em Neemias capítulo 7 versículo 64, diz que aqueles que não tinham uma genealogia para provar que eram sacerdotes Levíticos, eram considerados poluídos, porque não tinham uma genealogia para provar que eles eram da linhagem sacerdotal de Levi. Por isso eles eram postos fora do sacerdócio como sendo poluídos. Então, deixem-me perguntar-lhes isso. No Antigo Testamento, importavam Genealogias? Claro que sim. Essa é a razão por que ao longo do Antigo Testamento encontraremos várias genealogias listadas. Essa é a razão por que nessa passagem genealogias jogavam um papel crítico. Mas no Novo Testamento, ele diz “evitem genealogias”. Por quê? Porque não importa mais de que nação você é, porque Deus trouxe a todos juntos para o mesmo diretório. Existe um pastor, não existe nenhuma diferença entre o Judeu e o Grego no Novo Testamento. Essa é a razão por que ele diz “evitem genealogias”. Se importasse quem é um assim-chamado “Judeu” hoje, ele diria “abracem genealogias”. Mas ele não disse isso, ele disse “evitem genealogias”.

 

 

 

mouseover