Momento Israel #14 (A Nação Física de Israel foi Substituída)

By Pastor Steven L Anderson

Video

July 27, 2015

Olá, aqui é o Pastor Steven Anderson, da Faithful Word, Igreja Batista de Tempe, Arizona. Hoje quero falar sobre Mateus 21:43, a Bíblia diz:

43 Portanto, eu vos digo que o reino de Deus vos será tirado, e será dado a uma nação que dê os seus frutos.

Isso é falado aos judeus, e Ele está dizendo a eles “o reino de Deus vos será tirado, e será dado a uma nação que dê os seus frutos”. Agora, o que eu tenho ensinado nesta série, um monte de pessoas chamarão de teologia da substituição. Eles dirão “você está ensinando teologia da substituição!” Ora, não é isto substituição? Se o reino de Deus é tirado de vocês e é dado a uma nação que dê os seus frutos, vocês foram substituídos! Vocês eram o povo de Deus, vocês eram aquela nação santa do Antigo Testamento, mas agora vocês foram substituídos. E hoje a nação física de Israel foi substituída pelos crentes, por uma nação santa constituída por todos os crentes em Cristo, sejam eles judeus ou gentios, qualquer que seja a nacionalidade. Nós, que acreditamos em Cristo, no Novo Testamento, somos a nação santa. Ora, esta Escritura em Mateus 21:43 não poderia ser mais clara quando ela diz que “o reino de Deus vos será tirado, e será dado a uma nação que dê os seus frutos”. Então, aqueles que ainda querem se pendurar nessa doutrina de que “a nação física ainda é o povo de Deus”, eles têm que realmente se agarrar em palhas. Assim, o que eles elaboraram é isso: “Bom, você sabe, o reino de Deus foi tirado deles, mas o reino dos céus não foi tirado deles”. E eles vão tentar dizer que o reino de Deus e o reino dos céus são duas coisas diferentes, e então, “apesar de eles terem perdido o reino de Deus, eles ainda não perderam o reino dos céus”. Mas espere um minuto: o reino dos céus e o reino de Deus são exatamente a mesma coisa na Bíblia! A Bíblia usa o mesmo termo, mais e mais vezes, para se referir à mesma coisa. Ó...por exemplo, em Mateus, capítulo 19, nós temos a história do jovem rico, e ela diz no versículo 23,

23 Disse então Jesus aos seus discípulos: Em verdade vos digo que é difícil entrar um rico no reino dos céus.
24 E, outra vez vos digo que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus.

Então, no versículo 23 ele diz “que é difícil entrar um rico no reino dos céus”. E então ele diz eu vou dizer pra vocês de novo, a mesma coisa, que é difícil “entrar um rico no reino de Deus”. Assim, justo aí vemos que ele está usando reino de Deus e reino dos céus intercambiadamente. Então, essa ideia de que o reino de Deus e o reino dos céus são duas coisas diferentes é só um mito, é só um conto de fadas, não é bíblico. Ó...por exemplo, em Mateus capítulo 3, diz

E se você for a Marcos, capítulo 1, diz

...Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.

...O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho. Marcos 1:15

Então, tudo que você tem que fazer é justo olhar todas as vezes em que se diz “reino dos céus” e todas as vezes em que se diz “reino de Deus” e você achará uma tonelada de vezes em que eles são usados intercambiadamente, com o que você pode provar que eles são ambos a mesma coisa. Agora, eu ouvi um desses professores dizer “bom, você sabe, o reino dos céus, não pode ser o reino de Deus, porque Deus não é céus, e céus não é Deus” e esse sujeito achava que estava sendo muito arguto, com esse “Deus não é céus, e céus não é Deus”. Mas isso realmente não faz nenhum sentido.

Porque se a gente tomasse qualquer reino sobre esta terra, e aplicasse essa mesma lógica, não faz nenhum sentido. Por exemplo, digamos, Davi, ele foi um famoso rei. E se a gente falasse sobre o reino de Davi, e então falássemos sobre o reino de Israel, naquele tempo em que Davi era o rei. Estamos falando sobre dois reinos distintos?

É o reino.. ó, “Davi não é Israel, e Israel não é Davi”. Portanto, o reino de Davi é diferente do reino de Israel? Não, Davi está reinando sobre Israel! Certo? Então, isso é o mesmo reino. Por exemplo, há um rei hoje lá na Noruega, Rei Harald, certo? Então, é o reino de Harald diferente do reino da Noruega? Obviamente, qualquer um desses estará se referindo ao mesmo reino. E assim, o reino dos céus, também é o reino de Deus, porque Deus é o rei dos céus. Porque Harald é o rei da Noruega. Porque Davi é o rei de Israel. Não há dois reinos lá na Noruega. Não havia dois reinos diferentes...claro, eventualmente o reino de Israel se partiu em dois, mas isso é outra história, mas quando Davi estava governando sobre o reino unido, o reino de Israel e o reino de Davi eram a mesma coisa.

Então, é simplesmente ridículo dizer que o reino de Deus e o reino dos céus são diferentes, e a razão pela qual pessoas vieram com isso é apenas tentar “bom, deixemos a nação física de Israel se pendurar em alguma coisa. Certo, vocês perderam o reino de Deus, mas...vocês ainda têm o reino dos céus!” Errado! Eles perderam ambos e não é nem correto dizer que eles perderam ambos por que não são dois, é apenas um reino! O reino dos céus e o reino de Deus são a mesma coisa e foi tirado dos filhos de Israel, e foi dado a uma nação que dará os seus frutos. Ele disse E não presumais, de vós mesmos, dizendo: Temos por pai a Abraão;...

Mateus 3:9 porque

Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo.

 

 

 

mouseover