Momento Israel #10 (Israel não é mais a Nação Santa (Êxodo 19:5-6))

By Pastor Steven L Anderson

Video

July 21, 2015

Olá, aqui é o Pastor Steven Anderson, da Faithful Word, Igreja Batista de Tempe, Arizona. Hoje eu quero falar mais sobre Primeiro Pedro, capítulo 2, versículos 9 e 10. Agora, para entender esta passagem, ajudará se voltarmos à Escritura do Antigo Testamento a qual Primeiro Pedro 2 está se referindo. Deixe-me começar lendo Primeiro Pedro 2 versículos 9 e 10. Ele diz:

“Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;

Vós que em outro tempo não éreis povo, mas agora sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia.”

No último vídeo eu provei que essa Escritura está se referindo a ambos, judeus e gentios, reportando-me a Oseias, indo a Romanos 9, etc. Mas também ele deixa claro que quem quer que seja a quem ele está falando, não era um povo em tempo passado. Claro que a gente sabe que os filhos de Israel sempre foram um povo, a nação de Israel sempre foi um povo, então isso não está se referindo à nação de Israel, está se referindo a crentes, judeus ou gentios, eu provei isso no último vídeo. Mas vamos voltar à fonte dessa citação em Êxodo, capítulo 19, começando no versículo 5, a Bíblia diz:

Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos, porque toda a terra é minha.

E vós me sereis um reino sacerdotal e o povo santo. Estas são as palavras que falarás aos filhos de Israel.”

Êxodo 19:5,6

Então, lá atrás, no Antigo Testamento, Deus disse à nação de Israel que se eles mantivessem o pacto, eles seriam seu povo peculiar, um povo santo, e eles seriam uma nação sacerdotal, um reino sacerdotal. Em Primeiro Pedro 2, isso é exatamente o que ele diz para os crentes que somos nós, nós somos um povo peculiar, nós somos uma nação santa, nós somos o sacerdócio real, ou reino sacerdotal. Então é claro que Primeiro Pedro 2 está citando Êxodo, capítulo 19. E note que Êxodo 19 deixa claro que essas promessas somente se aplicam aos filhos de Israel se eles guardarem a aliança com Ele. Ora, nós sabemos que eles não guardaram a aliança com Ele. Porque em Hebreus, capítulo 8, a Bíblia nos diz “...como não permaneceram naquela minha aliança, eu para eles não atentei, diz o Senhor.” Então, no Antigo Testamento, Deus tinha uma aliança, ou um acordo, ou promessas, para com a nação de Israel, que tinham alguns “se's” associados a elas, “se vocês guardarem a minha aliança”, “se diligentemente ouvirem minha voz”. Sabemos por Hebreus, sabemos pela leitura do Antigo Testamento, que os filhos de Israel quebraram aquela aliança, “não ouviram sua voz”, “não lhe obedeceram”, e por causa disso, a Bíblia disse a eles “que o reino de Deus lhes será tirado, e será dado a uma nação que dê os seus frutos”. Em Primeiro Pedro, capítulo 2, ele nos diz quem é aquela nação santa, aquele povo adquirido, são aqueles que em outro tempo não eram povo.

É exatamente uma nação constituída de todos os crentes que agora formam o povo de Deus, no Novo Testamento. A nação de Israel não é mais vista como povo escolhido de Deus, não é mais a nação santa, eles não são o povo peculiar, eles não são um reino de sacerdotes. Mostrem-me os sacerdotes hoje. Eles não têm sacerdotes oferecendo sacrifícios hoje. Eles são...a sinagoga de Satanás, é dirigida por rabinos, e assim por diante. E então dizer que os filhos de Israel são ainda um povo escolhido, ou uma nação santa posta a parte, é negar a Escritura, pois para ser chamada uma nação santa eles teriam que continuar na aliança. Eles quebraram a aliança, eles não são mais o povo escolhido de Deus.

 

 

 

mouseover